Morre Edir Domeneghini, diretor-geral do DetranRS, natural de Veranópolis
Diretor-geral do DetranRS, Edir Domeneghini faleceu na manhã desta quinta-feira. Natural de Veranópolis, ele possuía ampla trajetória no serviço público estadual

O Rio Grande do Sul perdeu nesta quinta-feira, 25 de setembro, Edir Pedro Domeneghini, 66 anos, diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito (DetranRS). Natural de Veranópolis, na Serra Gaúcha, Domeneghini faleceu na manhã de hoje enquanto trabalhava após um mal súbito.
Bacharel em Direito pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e com especialização em Gestão Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Domeneghini construiu uma carreira sólida no serviço público estadual. Entre os cargos que ocupou, foi diretor-presidente da Fundação Gaúcha do Trabalho e Assistência Social, coordenador do Sistema Nacional de Emprego (SINE-RS) e coordenador do Departamento do Patrimônio do Estado.
Também atuou como chefe de gabinete do deputado estadual Ronaldo Santini, assessor do deputado estadual Elizandro Sabino, membro do conselho do Banrisul e presidente da Fundação de Proteção Especial (FPE). Em outubro de 2023, assumiu como diretor-geral adjunto da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária do RS, função que exerceu até ser designado ao DetranRS.
A nomeação para o DetranRS ocorreu após a saída de Mauro Caobelli, em janeiro deste ano. O falecimento de Domeneghini representa uma perda significativa para a administração pública gaúcha, onde era reconhecido por sua dedicação e experiência e para a política de Veranópolis, onde foi vereador e vice-prefeito no período de 1993 a 1996. Naquele mandato, o prefeito era Nadyr Peruffo.
Edir deixa a esposa Marí Izabel e e as filhas Marina, Cristiane e Ana Paula, ainda não informações sobre as cerimônias de despedida.