Nova Prata sedia assembleia em defesa da língua Talian e da cultura ítalo-brasileira

Evento no campus da UCS reúne autoridades e reforça o compromisso regional com a preservação do patrimônio cultural imaterial

Na sexta-feira, 26 de setembro, o campus da UCS em Nova Prata foi palco da Assembleia do projeto “Nos 150 anos da Imigração, um esforço para salvar a Língua Talian”, reunindo lideranças regionais, gestores municipais e representantes de entidades culturais.

A ação foi promovida pela UCS, em parceria com AMESNE, IPHAN, FIBRA, Grupo Musical Girotondo e a Associação Cultural Mìseri Coloni, com o objetivo de valorizar e preservar o Talian, idioma reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

Durante o evento, foi destacada a importância de manter viva a língua que representa a identidade e a trajetória da imigração italiana no Brasil. O encontro também reforçou o compromisso dos municípios em proteger e difundir esse legado cultural.

Estiveram presentes o prefeito de Nova Prata, Beto Carnevalli, e a secretária municipal de Educação, Andréia Guadagnin, além de autoridades e representantes das cidades de André da Rocha, Cotiporã, Fagundes Varela, Guabiju, Nova Araçá, Nova Bassano, Paraí, Protásio Alves, São Jorge, Veranópolis, Vila Flores e Vista Alegre do Prata.

CVD

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo