Novos servidores tomam posse no Ministério Público do Rio Grande do Sul em cerimônia marcada por acolhimento e inovação
Na manhã desta segunda-feira, 8 de setembro, 37 novos servidores foram empossados no Ministério Público do Rio Grande do Sul, durante solenidade realizada na sede da Instituição, em Porto Alegre

O procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, deu posse a 37 novos servidores do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) em cerimônia realizada no Auditório Mondercil Paulo de Moraes, na sede da Instituição, em Porto Alegre, na manhã desta segunda-feira, 8 de setembro. A servidora Maria Francisca Becker Filha representou os colegas no juramento de posse.
Durante seu discurso, Saltz destacou a importância da missão institucional assumida pelos novos servidores: “Ingressar no Ministério Público não é apenas assumir um cargo público, é abraçar uma missão, é fazer parte de uma instituição que tem como essência o serviço à sociedade, a promoção da justiça e a proteção dos vulneráveis. Ser do Ministério Público é carregar consigo o ideal de transformação social, de ética e de responsabilidade”.
O procurador-geral também ressaltou o momento de transformação tecnológica vivido pelo MPRS, com o lançamento da inteligência artificial Aurora, desenvolvida para aprimorar o trabalho da Instituição. “Mesmo com esses processos modernos, nunca perdemos de vista que, por trás de cada sistema, são as pessoas que fazem a diferença”, afirmou Saltz.
O subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Administrativos, Heriberto Roos Maciel, definiu a posse como um rito simbólico que reforça o sentimento de pertencimento: “A posse coletiva é significativa para a vida funcional de cada servidor, pois valoriza as pessoas e fortalece o vínculo com a Instituição.”
Também participaram da mesa de abertura a subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Isabel Guarise Barrios; o secretário-geral do MPRS, João Ricardo Santos Tavares; o diretor do CEAF, Sérgio Harris; a procuradora de Justiça Maria Cristina Moreira de Oliveira, representando a AMPRS; e os presidentes do SIMPE, Jodar Prates, e da APROJUS, Carmem Pasquali.
Curso de integração marca início da jornada no MPRS
Após a posse, os novos servidores iniciaram o curso de integração, que seguirá a partir desta terça-feira, 9 de setembro, no Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF). O programa foi planejado para acolher os recém-empossados e apresentar o funcionamento do MPRS, sua cultura organizacional e os desafios da rotina profissional, especialmente no novo contexto de uso da inteligência artificial.
A programação foi elaborada com base em sugestões de diversas áreas da Instituição, promovendo uma formação ampla e alinhada às transformações internas.
Servidores empossados
Foram empossados no cargo de Analistas do Ministério Público os seguintes servidores:
Aline Pellenz, Ana Carolina Serro Polita, Anna Carolina Reis Brites, Arthur Oliveira Cogo, Augusto Schio Guazzelli, Camilo Franzoni Nunes, Cesar Augusto Urnau, Davi Borges Mariano da Silva, Dieimison Fernando Madke Caceres, Eduardo Soares Pires, Euzébio Sousa Vieira, Gabriel Barboza da Silva, Gustavo Milani, Henrique Prieto, Herman Reinehr, Isadora Viero Machado, Jéferson Endler Schmitt, Jorge Felipe Oliveira da Silva, Karopy Ribeiro Noronha, Laura Aquistapace Queiroz, Laura Eduarda da Silva Barbieri, Laura Linhares Ahmad, Lucimara Aparecida da Silva de Queiroz, Maria Francisca Becker Filha, Matheus José Soares Assis, Mauricio Carniel, Paula Ferreira França, Pedro Marcon Schmidt, Pedro Mascolo Cunha, Roberto Nascimento de Farias, Rodrigo Rodrigues Turchiello, Sonia Cristina Rovaris, Thais Honorato de Lima, Vinícius Altair Olaves Marques, Vinícius Marques Possebon e Wesley dos Santos de Araújo.
Já os servidores Artur Três do Amaral e Vinicius da Rocha Barbosa tomaram posse como Técnicos do Ministério Público.