“O Agente Secreto” é o escolhido do Brasil para a disputa do Oscar 2026

Dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura, o longa de espionagem foi selecionado para concorrer à categoria de Melhor Filme Internacional.

A Academia Brasileira de Cinema anunciou que o filme “O Agente Secreto” será o representante do Brasil na disputa pelo Oscar 2026 na categoria de Melhor Filme Internacional. O anúncio foi feito na segunda-feira, 15 de setembro.

Protagonizado por Wagner Moura, o longa é ambientado em 1977, durante a ditadura militar. A trama acompanha Marcelo, um professor de tecnologia que busca recomeçar a vida no Recife, mas acaba envolvido em um cenário de espionagem.

Ainda inédito nos cinemas brasileiros, “O Agente Secreto” já conquistou reconhecimento internacional no Festival de Cannes, um dos mais prestigiados do mundo, com os prêmios de Melhor Diretor para Kleber Mendonça Filho e Melhor Ator para Wagner Moura.

A escolha do filme não garante sua presença direta na lista de indicados, pois cada país envia apenas um representante para ser avaliado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. A cerimônia de entrega das estatuetas está prevista para 15 de março de 2026.

Além de “O Agente Secreto”, outros cinco filmes estavam na disputa para representar o Brasil: “Baby”, de Marcelo Caetano; “Kasa Branca”, de Luciano Vidigal; “Manas”, de Marianna Brennand; “O Último Azul”, de Gabriel Mascaro; e “Oeste Outra Vez”, de Erico Rassi.

Vale ressaltar que o Brasil conquistou pela primeira vez um Oscar na mesma categoria neste ano, com o longa “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles.

Neri Conte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo