Operação Queda da Coroa desarticula célula criminosa do tráfico de cocaína em São Sepé

Seis pessoas foram presas na manhã desta quinta-feira durante ação da Polícia Civil que mira organização liderada por mulher conhecida como “rainha do pó”

Nesta quinta-feira, 4 de setembro, a Polícia Civil deflagrou a Operação Queda da Coroa no município de São Sepé, com o objetivo de combater o tráfico de drogas e a associação criminosa na região. A ação foi coordenada pela Delegacia de Polícia (DP) local e resultou na prisão de seis pessoas.

Ao todo, foram cumpridas 14 ordens judiciais, sendo seis mandados de prisão e oito mandados de busca e apreensão nos bairros São Francisco, São Cristóvão, Pontes, Londero, Kurtz e Santos. Durante as buscas, os policiais localizaram dois carregadores, munições e uma pistola calibre 9mm, que constava como furtada.

A operação é a segunda fase da Operação Exitium, realizada em outubro de 2024, e teve como foco a desarticulação de uma célula criminosa estruturada para manter o tráfico de cocaína mesmo após a prisão da liderança principal. As investigações apontaram que o grupo possuía divisão de tarefas e continuava atuando com o comando de uma mulher conhecida entre os criminosos como “rainha do pó”, por ser uma das principais traficantes da cidade.

O irmão da investigada, um homem de 39 anos, foi preso no endereço da liderança e seguia mantendo o tráfico de forma ininterrupta desde a primeira fase da operação. Entre os presos, estão três homens de 34, 38 e 58 anos e três mulheres de 22, 35 e 38 anos. Todos têm antecedentes criminais por delitos como homicídio, tráfico de drogas, roubo, furto, posse ilegal de arma de fogo, receptação, lesão corporal, ameaça e desacato.

Os detidos foram encaminhados ao Presídio Estadual de São Sepé e ao Presídio Regional de Santa Maria. A operação contou com o apoio de policiais das delegacias de Santa Maria (DRACO, DPHPP, 1ª DP, 2ª DP, 4ª DP, DPCA, DEAM e Delegacia Regional), São Pedro do Sul, Silveira Martins, Restinga Sêca e Itaara.

Sair da versão mobile