A Polícia Federal deflagrou, na manhã de sexta-feira, 5 de setembro, a Operação Doxing, com o objetivo de investigar a prática de crimes de violação de sigilo funcional e estelionato. A ação ocorreu nas cidades de Santa Cruz do Sul e Santa Maria, no interior do Rio Grande do Sul.
Durante o cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão, expedidos pela 5ª Vara Federal de Novo Hamburgo, foram apreendidos aparelhos eletrônicos e documentos relacionados ao caso.
A investigação teve início em 2022, a partir de uma denúncia sobre uma empresa suspeita de obter ilegalmente dados sigilosos de beneficiários da Previdência Social. Segundo a apuração, os suspeitos utilizavam softwares ilícitos e mailings para acessar informações como nome, CPF, endereço, telefone, número e valor do benefício dos segurados.
Além do acesso indevido às informações, a Polícia Federal também apura o possível oferecimento fraudulento de empréstimos consignados a beneficiários do INSS.
A ação foi coordenada pela Delegacia da Polícia Federal em Santa Cruz do Sul, com apoio da Comunicação Social da Polícia Federal no Rio Grande do Sul.