Polícia Civil desarticula quadrilha de golpes eletrônicos em operação com nove estados

Operação Mão Fantasma cumpre mais de 180 mandados contra organização especializada em fraudes virtuais e lavagem de dinheiro, com prejuízo de R$ 5,4 milhões às vítimas.

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul e do Paraná deflagrou nesta quarta-feira, 3 de setembro, a Operação Mão Fantasma, uma grande ação simultânea em nove estados do país para combater uma organização criminosa especializada em golpes eletrônicos e lavagem de dinheiro. A operação resultou no cumprimento de 57 mandados de prisão e 132 de busca e apreensão.

No Rio Grande do Sul, as ações ocorreram em 11 cidades, incluindo Porto Alegre, Canoas e Novo Hamburgo. As diligências levaram à prisão de 15 pessoas, sendo onze prisões temporárias, uma de um foragido e três em flagrante por porte ilegal de arma.

A investigação, que durou dois anos, foi conduzida pela Polícia Civil do Paraná (PCPR) e revelou um esquema estruturado de fraudes. A quadrilha causou um prejuízo de pelo menos R$ 5,4 milhões às vítimas. O grupo agia obtendo acesso a contas bancárias e, em seguida, pulverizava os valores em diversas contas para dificultar o rastreamento e o bloqueio do dinheiro.

A operação mobilizou mais de 500 policiais civis em todo o país, evidenciando a dimensão do esquema criminoso e a cooperação entre as forças de segurança estaduais.

Sair da versão mobile