Polícia e Ministério Público desmantelam esquema de combustíveis em São Paulo

Operação Spare mirou grupo criminoso ligado a jogos de azar, lavagem de dinheiro e adulteração de combustíveis

Uma organização criminosa que atuava há mais de duas décadas no mercado de combustíveis em São Paulo foi alvo da Operação Spare, deflagrada na manhã desta quinta-feira, 25 de setembro, pela Polícia Militar em parceria com o Ministério Público. A ação é um desdobramento da Operação Carbono Oculto, realizada em agosto, que já havia revelado práticas semelhantes envolvendo postos ligados ao Primeiro Comando da Capital (PCC).

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, os investigados utilizavam postos de combustíveis, empreendimentos imobiliários, motéis e redes de franquias como instrumentos para lavagem de dinheiro e ocultação de patrimônio. Também foram identificadas conexões com o setor hoteleiro e com uma instituição de pagamento que operava com contabilidade paralela para dificultar o rastreamento dos recursos ilícitos.

As investigações apontaram ainda que máquinas de cartão apreendidas em casas de jogos clandestinos, localizadas em Santos, estavam vinculadas a postos de combustíveis, o que permitia movimentar e disfarçar os valores oriundos do esquema.

A operação contou com a participação de 110 policiais militares do Comando de Choque e unidades especializadas, além de agentes da Receita Federal, da Procuradoria-Geral do Estado e da Secretaria da Fazenda.

A Operação Spare reforça o combate integrado ao crime organizado e à lavagem de dinheiro, atingindo um dos maiores esquemas de adulteração e comércio irregular de combustíveis no estado de São Paulo.

Vital Clínica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo