Polícia Federal desmantela esquema de tráfico internacional liderado por mulher no RS

Uma complexa operação da Polícia Federal, batizada de “Nexus Aliciae”, culminou na prisão de uma mulher em Alvorada, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Ela é apontada como a principal líder de uma sofisticada organização criminosa especializada em tráfico internacional de drogas. O grupo, que atuava em diversos aeroportos brasileiros, tinha como principal objetivo o envio de cocaína para países europeus, como Espanha, França, Itália e Suíça.

A investigação, que teve início em setembro de 2023, revelou a estrutura bem definida do esquema. A quadrilha se dividia em dois núcleos: um de cooptadores, que aliciava e organizava as viagens dos “transportadores”, e outro, composto por 17 pessoas, que se encarregavam do transporte da droga. Os entorpecentes eram levados de forma discreta, ingeridos ou escondidos junto ao corpo dos integrantes, que partiam dos aeroportos de Campinas (SP), Guarulhos (SP), Fortaleza (CE) e Corumbá (MS).

A ofensiva da Polícia Federal cumpriu dois mandados de prisão preventiva e quatro de busca e apreensão nos estados do Ceará e Rio Grande do Sul. A líder presa em Alvorada, que comandava o núcleo de cooptadores, teve bens e valores bloqueados pela Justiça Federal de Campinas, que expediu as ordens judiciais. Ao longo da apuração, 11 prisões já haviam sido realizadas tanto no Brasil quanto no exterior, acompanhadas da apreensão de diversas quantidades de cocaína.

Os envolvidos enfrentarão acusações de tráfico internacional de drogas e organização criminosa, crimes cujas penas combinadas podem superar 35 anos de reclusão. O nome da operação, “Nexus Aliciae”, de origem latina, faz uma analogia à “rede interconectada” do grupo e ao método utilizado para recrutar pessoas por meio de “sedução” e aliciamento para a prática de crimes.

OKA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo