Porto em Arroio do Sal recebe autorização para novo projeto bilionário privado no Litoral Norte

Segundo terminal portuário na cidade avança com aval da Antaq e prevê investimento de R$ 55 bilhões, incluindo ferrovia que pode ligar o RS ao Paraná

O município de Arroio do Sal, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, deu mais um passo rumo à consolidação como polo estratégico de logística no Brasil. Nesta quinta-feira, 4 de setembro, foi publicada no Diário Oficial da União a autorização da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) para a implantação de um segundo projeto portuário privado na região.

O empreendimento, batizado de Porto Litoral Norte, é de autoria da empresa Doha Investimentos e Participações, de Porto Alegre. A proposta já havia sido apresentada anteriormente, mas ainda não havia avançado nas etapas burocráticas. Agora, o projeto aguarda o aval do Ministério de Portos e Aeroportos para prosseguir.

Estrutura bilionária e impacto logístico

Com investimento estimado em R$ 55 bilhões, o projeto prevê a construção de um porto offshore e de uma ferrovia. O terminal será erguido a 2,8 km da costa e ocupará 150 hectares no bairro Arroio Seco, próximo à Estrada do Mar e à BR-101.

O calado projetado é de 30 metros, o que permitirá a atracação dos maiores navios do mundo. A expectativa é de uma capacidade de 23,4 mil contêineres e movimentação anual de 43,9 milhões de toneladas.

Ferrovia poderá ligar o Rio Grande do Sul ao Paraná

Um dos diferenciais do Porto Litoral Norte é a proposta de criação de uma linha férrea ligando Arroio do Sal até Terra Roxa, no oeste do Paraná. A iniciativa surgiu em agosto de 2023 e chegou a receber um aval inicial da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), mas foi arquivada por falta de manifestação da empresa.

Com o avanço do novo porto, a ideia da ferrovia pode ser retomada, ampliando ainda mais o impacto do projeto para a logística nacional.

Outro porto privado já está em andamento

O novo terminal ficará a apenas cinco quilômetros ao norte do Porto Meridional, desenvolvido pela DTA Engenharia, cujo contrato já foi assinado. A empresa está atualizando a documentação junto ao Ibama, incluindo o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA).

Com dois grandes empreendimentos em curso, Arroio do Sal desponta como peça-chave na infraestrutura marítima brasileira, atraindo investimentos bilionários e fortalecendo a integração logística do Sul do país.

Com informações do Litoral Mania.

Nairana Jung

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