A primeira massa de ar frio da primavera climática chegará ao Sul do Brasil a partir de quinta-feira, 4 de setembro, com queda acentuada nas temperaturas. O ar frio ingressa inicialmente pelo Oeste e Sul do Rio Grande do Sul e, já na sexta-feira, avança por todo o estado, alcançando também Santa Catarina e o Paraná. As temperaturas devem ficar abaixo de 10ºC durante a noite em diversas cidades, com sensação térmica ainda menor devido ao vento. A sexta-feira promete ser o dia mais frio, com máximas de apenas 12ºC a 15ºC na maioria dos municípios e entre 5ºC e 8ºC na Serra e nos Aparados.
O impacto mais intenso será sentido no Sul gaúcho, especialmente na Campanha, fronteira com o Uruguai, Serra do Sudeste e região de Pinheiro Machado e Pedras Altas, onde há previsão de geada e mínimas negativas no sábado. Em Porto Alegre, a quinta-feira será chuvosa, e a temperatura começa a cair à tarde, com mínima de 10ºC a 11ºC na sexta e 8ºC a 9ºC no sábado. Já no Sudeste, o ar frio atinge especialmente o litoral de São Paulo e o Rio de Janeiro, trazendo chuva leve, vento e máximas entre 17ºC e 20ºC.
Segundo a MetSul Meteorologia, este será um episódio curto de frio, uma vez que não há ciclone associado à massa de ar polar. Assim, o ar gelado não avançará com força para o Norte, e o resfriamento será temporário. No Sudeste e Centro-Oeste, o alívio térmico deve durar até sábado, com rápido retorno do calor. No Sul, apesar de o frio persistir um pouco mais, a chuva volta entre domingo e segunda-feira, interrompendo o resfriamento.