Professor é denunciado por maus-tratos a crianças em escola municipal no norte do RS
Professor de Educação Física teria agredido aluno com tapa no rosto e obrigado outros a permanecerem sentados no chão frio por 45 minutos

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) denunciou um professor de Educação Física da rede municipal de Vila Maria, na Região Norte do estado, por maus-tratos e por submeter crianças a vexame ou constrangimento. Os fatos ocorreram entre os dias quinta-feira, 4, e terça-feira, 11 de junho, em uma escola municipal.
De acordo com a denúncia, apresentada pelo promotor de Justiça Matheus Trindade, o professor de 40 anos também foi acusado por vias de fato, contravenção penal prevista na legislação brasileira. “O Ministério Público reafirma seu compromisso com a proteção integral da infância e da adolescência, especialmente no ambiente escolar”, afirmou Trindade.
As vítimas foram crianças de sete a nove anos. Em um dos episódios, o professor teria obrigado os alunos a ficarem sentados no chão frio por cerca de 45 minutos como forma de castigo. Uma das crianças, de nove anos e com histórico de bronquite e asma, passou a sentir dor de garganta após a punição.
Em outra ocasião, um aluno de sete anos foi constrangido com palavras ofensivas ditas pelo professor durante uma aula de Educação Física. Já em um terceiro episódio, que foi registrado por câmeras de segurança da escola, o professor agrediu um aluno de oito anos com um tapa no rosto, na presença de colegas. Após a agressão, o docente ainda teria ameaçado os alunos para que não relatassem o ocorrido.
A situação causou forte repercussão na comunidade escolar e fez com que o aluno agredido manifestasse vontade de não retornar à escola.
A denúncia foi protocolada na quarta-feira, 3 de setembro, e segue agora para análise do Judiciário.