Professora denuncia que criança autista foi mantida em banheiro de escola municipal em Caxias do Sul

Uma denúncia registrada na Polícia Civil revela um caso de possível negligência com um aluno autista, de seis anos, em uma escola municipal, no bairro São Caetano, em Caxias do Sul. De acordo com o Boletim de Ocorrência, a criança, que tem nível de suporte 3 e é não verbal, foi retirada da sala pela monitora durante uma crise e colocada em um banheiro, onde foi encontrada deitada em um colchonete ao lado de um vaso sanitário, com alimentos espalhados no chão. A professora substituta que presenciou a cena relatou que a prática era recorrente e considerada “normal” pela monitora, as informações são da Rádio Solaris.

Ainda segundo o relato, em outras ocasiões, a professora teria encontrado o aluno novamente no mesmo espaço e chegou a gravar vídeos que mostram a funcionária deitada, usando o celular, enquanto o menino permanecia isolado e emitia gritos. A docente afirmou que o estudante estava sendo privado de estímulos pedagógicos durante esses períodos. Após denunciar o caso e entregar registros à direção da escola, ela foi convocada para uma reunião na Secretaria Municipal da Educação (SMED) e passou a receber apoio jurídico.

Em nota oficial, a SMED informou que realizou vistoria na escola assim que soube do ocorrido e determinou a desativação do espaço utilizado como área de descanso. A Secretaria também indicou outros locais adequados para esse fim e garantiu que continuará acompanhando o caso, podendo tomar novas medidas se necessário. O episódio está sendo investigado e segue em acompanhamento pelas autoridades competentes.

Sair da versão mobile