Um levantamento da Secretaria de Saúde de Veranópolis mostra que, apenas em julho de 2025, 229 pacientes não compareceram a consultas e exames previamente agendados. Deste total, 137 faltas ocorreram em atendimentos custeados com recursos do município e outras 92 ausências foram registradas em consultas via pactuação SUS pelo sistema Gercon.
Nos exames, foram contabilizadas 97 faltas, incluindo 50 ecografias, 12 ressonâncias magnéticas, 11 tomografias, 10 endoscopias e 8 colonoscopias. Já nas consultas realizadas com recursos municipais, houve 40 ausências, sendo 21 em traumatologia/ortopedia, 13 em neurologia e 4 em oftalmologia.
Pelo sistema Gercon, as 92 faltas envolveram especialidades como cardiologia, cirurgia geral, ginecologia, oncologia, dermatologia, oftalmologia, otorrinolaringologia pediátrica e reabilitação intelectual.
A Secretaria de Saúde alerta que cada ausência representa a perda de uma vaga para outro paciente, o que aumenta o tempo de espera e prejudica o acesso aos serviços de saúde no município.