Tempestade ameaça o RS com granizo e ventos fortes

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de tempestade para diversas regiões do Rio Grande do Sul, válido entre a noite desta segunda-feira (29), a partir das 18h, e a manhã de terça-feira (30). O alerta é classificado como de “perigo potencial” e inclui possibilidade de granizo, ventos que podem chegar a 60 km/h e chuvas que, em alguns pontos, devem ultrapassar os 50 mm em 24 horas. A orientação é de atenção redobrada diante do risco de alagamentos, queda de galhos, falhas no fornecimento de energia e prejuízos em áreas agrícolas.

As áreas sob maior influência do fenômeno se estendem por Fronteira Oeste, Região Central, Noroeste, Norte, parte da Campanha e Serra gaúcha. De acordo com meteorologistas, a instabilidade é resultado da combinação entre uma baixa pressão atmosférica no Paraguai, que canaliza calor e umidade da região Norte do Brasil, e o avanço de um cavado em níveis médios da atmosfera, fatores que favorecem a formação de nuvens carregadas.

Segundo a previsão, os temporais tendem a ser mais intensos entre a noite desta segunda e a madrugada de terça, especialmente no Norte, Centro, vales e planalto gaúcho, com descargas elétricas, rajadas de vento e risco de granizo. Já em Santa Catarina e Paraná, a instabilidade também estará presente, mas de forma menos severa: o litoral paranaense deve registrar chuva moderada, enquanto o norte do Paraná segue com tempo abafado e calor elevado, sem previsão de precipitações fortes.

Desgaste de Cartilagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo