Tornado causou destruição no Oeste de Santa Catarina

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Santa Catarina confirmou que um tornado causou uma faixa de destruição no pequeno município de Barra Bonita, no extremo Oeste do estado, na noite de sábado, 20 de setembro. A MetSul Meteorologia já havia alertado para o alto risco de fenômenos tornádicos na região.

De acordo com a Defesa Civil, a análise de imagens de drone e relatos de ocorrências corroboraram a passagem de um tornado. O fenômeno causou danos em pelo menos 40 casas, com destelhamentos e estragos na estrutura. Um dos casos mais graves foi o de uma residência que teve parte de sua estrutura arrancada e arremessada sobre uma caminhonete. Apesar da gravidade, não houve registro de feridos.

Além dos danos materiais, o tornado derrubou árvores e postes de energia, deixando toda a cidade sem luz durante a madrugada. Na manhã de domingo, 21 de setembro, ao menos três ruas permaneciam interditadas. O Corpo de Bombeiros atendeu a cerca de 30 ocorrências, principalmente com o corte de árvores e a distribuição de lonas para as famílias afetadas. Equipes da Defesa Civil estadual e da prefeitura local também trabalham na desobstrução de vias e no levantamento dos prejuízos. A prefeitura estuda decretar situação de emergência.

A Defesa Civil ressaltou que as instabilidades avançaram da fronteira com a Argentina e ganharam força na região, causando também a queda de granizo em municípios vizinhos como São Miguel do Oeste e Guaraciaba. A MetSul alertou que a região pode voltar a enfrentar chuva forte e temporais nas próximas horas, com a chegada de uma massa de ar frio.

Com informações da Metsul, foto Defesa Civil.

Sair da versão mobile