Trump rebate boatos sobre morte e diz estar com “excelente saúde”

Presidente dos EUA volta à cena pública após rumores nas redes sociais e ironiza especulações sobre sua saúde

Após dias longe da imprensa, Donald Trump reapareceu em uma coletiva de imprensa na Casa Branca nesta terça-feira (2), rompendo o silêncio diante dos rumores sobre sua saúde. O presidente dos Estados Unidos, de 79 anos, classificou como “notícias falsas” as especulações de que estaria doente ou até mesmo morto, que circularam de forma intensa nas redes sociais. De forma direta, respondeu a um jornalista que mencionou os boatos: “Não vi isso”, disse o republicano, visivelmente bem-disposto.

A ausência de Trump de aparições públicas alimentou teorias nas redes, chegando ao ponto de internautas sugerirem sua morte. No entanto, o presidente já havia sido flagrado recentemente em um campo de golfe, contrariando as suposições. Trump, que costuma se vangloriar por ter uma saúde “de ferro”, é o mandatário mais velho já eleito na história dos Estados Unidos e, por isso, sua condição física é alvo constante de atenção.

A Casa Branca já havia se manifestado em julho sobre sinais físicos observados em Trump, como hematomas na mão e inchaço nas pernas. Segundo o governo, os machucados foram atribuídos ao uso contínuo de aspirina, comum em tratamentos cardíacos, e a “irritações” causadas por apertos de mão. O inchaço nas pernas foi explicado como decorrente de uma insuficiência venosa crônica, uma condição considerada benigna. O médico da presidência, Sean Barbabella, reforçou em um comunicado oficial que Trump “se mantém em excelente estado de saúde”.

A discussão sobre a saúde de líderes americanos ganhou força desde a eleição de dois presidentes com idade avançada em sequência: Joe Biden, de 82 anos ao fim de seu mandato, e Trump, atualmente com 79. Trump, inclusive, acusou os democratas de esconderem o declínio físico e mental de Biden, que desistiu da tentativa de reeleição após um desempenho fraco em debates durante a campanha de 2024. A longevidade e vitalidade dos presidentes têm se tornado um ponto de tensão cada vez mais relevante no cenário político dos EUA.

Mi Delicias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo