Vice-governador inaugura delegacia de crimes rurais em Santo Antônio da Patrulha

Nova Decrab, que atenderá 78 municípios, funciona em sede reformada e reforça o combate ao crime organizado no campo.
O combate à criminalidade no meio rural do Rio Grande do Sul recebeu um reforço significativo nesta segunda-feira, 29 de setembro, com a inauguração da 5ª Delegacia de Polícia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato (Decrab) em Santo Antônio da Patrulha. O vice-governador Gabriel Souza participou da solenidade, que também marcou a inauguração da nova sede da Delegacia de Polícia local, onde a Decrab passará a operar. Na ocasião, o delegado Juliano Carvalho tomou posse.
A nova Decrab atuará de forma estratégica em uma macrorregião de 78 municípios, abrangendo parte do Litoral e da Serra, e contará com policiais e delegados especializados.
O vice-governador Gabriel Souza enfatizou que as novas delegacias regionais são fundamentais no combate ao crime organizado no campo, que hoje envolve o roubo de gado (abigeato), insumos e maquinários agrícolas por quadrilhas fortemente armadas. “É por isso que precisamos de uma política pública firme, que garanta segurança não só nas cidades, mas também no campo, responsável por 40% do PIB gaúcho”, defendeu Souza.
Avanços na Segurança Rural
Os dados apresentados durante o evento reforçam a melhoria nos indicadores de segurança. Nos primeiros sete meses de 2025, os casos de abigeato caíram 10% em comparação com o mesmo período de 2024. Este número consolida a tendência de queda, que foi de 21% em 2024 e de 15% em 2023.
O secretário da Segurança Pública (SSP), Sandro Caron, destacou que a inauguração é mais uma ação da pasta para ampliar o atendimento ao produtor rural, que inclui as Decrabs e a Delegacia Online do Agro (Agrodol). O Rio Grande do Sul conta agora com seis Decrabs (Alegrete, Bagé, Camaquã, Cruz Alta, Santo Ângelo e Santo Antônio da Patrulha) e em breve terá mais três, nas cidades de Santa Maria, Vacaria e Rio Grande.
A nova sede da Decrab, viabilizada por meio de parceria entre a Polícia Civil e a Prefeitura, além do apoio do Consepro local, oferece um espaço moderno e acessível, com gabinetes, cartórios, salas de investigação e registro de ocorrência.