Assembleia gaúcha amplia número de assessores externos

Nova regra permite mais contratações fora da sede, desde que servidores se dediquem exclusivamente ao cargo

Em uma votação realizada nesta terça-feira, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou um projeto que amplia o número de cargos de confiança externos, passando de seis para oito assessores por deputado. Esses funcionários atuam nas bases eleitorais, fora da sede da Assembleia, o que, segundo os defensores da medida, representa um modelo mais econômico de atuação parlamentar.

O presidente da Casa, deputado Pepe Vargas (PT), justificou a mudança com base na redução de despesas com deslocamentos. Ele explicou que os servidores que atuam na sede em Porto Alegre recebem diárias quando precisam viajar ao interior, enquanto os que já trabalham em suas regiões evitam esse custo. “Isso representa uma economia nas despesas com diárias da Assembleia”, afirmou o parlamentar.

A proposta aprovada também cria novas exigências para esses cargos externos: os assessores deverão apresentar mensalmente um relatório de atividades e assinar um termo de compromisso declarando que não exercem nenhuma outra atividade profissional além do cargo de confiança. Atualmente, os parlamentares têm direito a nomear entre nove e 17 assessores, a depender do salário de cada um.

Spatur

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo