Brigada Militar intensifica combate à pesca predatória durante a Operação Piracema 2025/2026

A Brigada Militar reforça fiscalização em rios do norte do Estado, apreendendo redes e coibindo práticas ilegais de pesca.

Nesta quarta-feira, 15 de outubro, a Brigada Militar, por meio do 3º Batalhão Ambiental (BABM), intensificou as ações de fiscalização nos rios do interior do Estado dentro da Operação Piracema 2025/2026, que abrange a Bacia Hidrográfica do Rio Uruguai.

As equipes realizaram patrulhamentos aquáticos nos municípios de Campinas do Sul, Entre Rios do Sul, Cruzaltense e Trindade do Sul, todos localizados na região da Barragem do Rio Passo Fundo.

Com o apoio de embarcações e drones, os policiais militares fiscalizaram áreas de mata ciliar e pontos utilizados como acampamentos. Durante as ações, foram apreendidos 480 metros de redes de pesca instaladas de forma ilegal no ambiente aquático.

Em Ronda Alta, as equipes também percorreram a área alagada da Barragem do Rio Passo Fundo, com foco no combate à pesca predatória e na vistoria de locais de acampamento.

🔹 Período de defeso
O defeso da Piracema, iniciado em 1º de outubro e com término previsto para 31 de janeiro de 2026, restringe a pesca na Bacia Hidrográfica do Rio Uruguai. Durante este período, é proibido o uso de redes, tarrafas, espinhéis e molinetes, além de haver restrições à pesca embarcada.

Os pescadores profissionais que atuam na região têm direito ao seguro-defeso, benefício concedido pelo Governo Federal durante o período de proibição da atividade.

Sair da versão mobile