Na tarde de segunda-feira, 13 de outubro, a Brigada Militar prendeu dois indivíduos por furto abigeato em um sítio localizado na localidade de São Lucas, na região da fronteira oeste do Rio Grande do Sul. A ação foi resultado de uma investigação intensificada após o furto de gado registrado na semana anterior em uma estância da região.
Durante diligências realizadas pela guarnição, foram localizadas duas novilhas com as características dos animais subtraídos e três carcaças bovinas, todas reconhecidas pelo proprietário da estância. Diante das evidências, os dois homens presentes na propriedade foram presos em flagrante, informados de seus direitos constitucionais e algemados conforme a Súmula Vinculante nº 11 do STF, devido ao risco de fuga.
No local, os policiais apreenderam:
- 14 facas
- 5 cordas de nylon
- 1 talha
- 3 chairas
- 4 celulares
- 2 novilhas da raça Brangus
- Diversos quilos de carne bovina (a serem pesados)
- 36 munições de calibre .22
- 5 peixes da espécie dourado
- 1 balança para pesar carnes
Os animais foram devolvidos ao proprietário, e todo o material foi preservado para perícia. Os suspeitos, juntamente com os objetos apreendidos, foram encaminhados à autoridade policial competente para o registro da ocorrência e demais providências legais.