Brigada Militar reforça Operação Piracema contra pesca predatória no RS

Ações de fiscalização retiraram 460 metros de redes de pesca ilegal de rios e barragens do estado.

A Brigada Militar, através do 3º Batalhão Ambiental (BABM), está intensificando a Operação Piracema 2025/2026 no interior do Rio Grande do Sul, com foco no combate à pesca predatória. Devido ao período de defeso da Piracema, iniciado em 1º de outubro de 2025 na Bacia Hidrográfica do Rio Uruguai, o Comando Ambiental reforçou o policiamento ostensivo e o patrulhamento embarcado.

As ações de fiscalização têm como objetivo identificar e coibir a prática da pesca ilegal, protegendo a fauna aquática e garantindo a reprodução dos peixes. Na sexta-feira, 24 de outubro, policiais atuaram no Rio Uruguai, na barragem da Usina Hidrelétrica (UHE) de Itá, em Aratiba, onde foram retirados 160 metros de redes de pesca inseridas ilegalmente. Os peixes presos às redes foram devolvidos ao rio.

Neste domingo, 26 de outubro, o patrulhamento aquático na Barragem do Rio Passo Fundo, em Ronda Alta, resultou na apreensão de mais 300 metros de redes de pesca. Durante a retirada, a equipe do 3º BABM salvou uma Tartaruga-tigre-d’água (Trachemys dorbigni), que estava presa, e a reinseriu no ambiente aquático. Todos os petrechos de pesca apreendidos serão descartados adequadamente.

Sair da versão mobile