Chuva intensa e ventos fortes marcam a sexta-feira no Rio Grande do Sul; fim de semana terá trégua e frio intenso

A instabilidade predomina no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira, 17 de outubro, com chuva forte em Veranópolis e cidades da região, marcando um dia de atenção para o tempo severo em boa parte do estado.

A previsão indica temporais acompanhados de raios, granizo e pancadas intensas de chuva em diversos momentos do dia. Nevoeiros podem se formar pela manhã em pontos da Serra. As rajadas de vento devem ganhar força à medida que a frente fria avança, impulsionada por um sistema de baixa pressão. As temperaturas começam em 17°C, com máximas variando entre 20°C e 23°C, podendo ser menores conforme a intensidade da chuva. À noite e na madrugada, a chuva persiste em Veranópolis e região.

No sábado, a condição para temporais diminui, e a chuva dá uma trégua, embora o céu siga encoberto, com chance de garoa e sem previsão de sol. O vento sopra moderado, com rajadas entre 50 e 70 km/h, e tende a perder força ao longo do dia. Na tarde e noite, o tempo começa a abrir devido à entrada de uma massa de ar mais seco e ventos do quadrante sul. As temperaturas variam de 16°C pela manhã a 17°C à tarde, caindo para 10°C a 11°C à noite, o que trará frio com sensação térmica baixa.

O domingo será de sol e frio, com céu parcialmente nublado e temperaturas bem mais baixas. As mínimas ficam entre 7°C e 9°C, enquanto as máximas não passam de 16°C a 18°C. A sensação de frio será intensificada pelos ventos, marcando o retorno do tempo firme, porém gelado, em todo o estado.

Sair da versão mobile