Cidade gaúcha captura mais de um javali por dia para controle da espécie

Sant’Ana do Livramento utiliza jaulas em 30 propriedades rurais para reduzir impacto da espécie invasora que ameaça fauna e pecuária.
Sant’Ana do Livramento, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, tem registrado a captura de quase 400 javalis por ano, o que representa mais de um animal por dia, como parte de um projeto de controle da espécie invasora. As capturas são feitas com a instalação de jaulas em 30 propriedades rurais localizadas na Área de Preservação Ambiental (APA) do Ibirapuitã.
O controle é parte do projeto Pró APA Sustentável, do Instituto Chico Mendes de Preservação da Biodiversidade (ICMBio), que busca reduzir os impactos da espécie. Segundo o ICMBio, que estima haver mais de 4 mil javalis na APA, a espécie ameaça tanto os animais nativos quanto a produção pecuária, atividade tradicional na região. O chefe do ICMBio em Sant’Ana do Livramento, Raul Paixão, destacou que o javali “preda animais nativos” e “prejudica também a produção pecuária”, citando o prejuízo nas pastagens.
O controle da espécie é autorizado pelo Ibama desde 2013, mas requer que os produtores tenham inscrição no Cadastro Técnico Federal e emitam o certificado de regularidade. Em casos de abate com armas de fogo, também é obrigatório o registro no Exército. Os agentes ambientais orientam os produtores sobre o uso adequado das armadilhas.






