Dupla é presa por roubar R$ 1 milhão de idosos em esquema bancário em Rio Grande

Investigação revela fraude sofisticada com uso de empresas de fachada e movimentações ilegais via Pix e empréstimos

Durante a operação Confidentia, deflagrada nesta terça-feira (28) em Rio Grande, a Polícia Civil prendeu mãe e filho acusados de aplicar golpes em idosos e desviar aproximadamente R$ 1 milhão de suas contas bancárias. O esquema se aproveitava da vulnerabilidade das vítimas, que enfrentavam dificuldades para operar sistemas digitais e, por isso, confiavam à mulher o acesso às movimentações financeiras. Com isso, ela realizava empréstimos consignados, transferências via Pix e emissão de cartões sem autorização dos correntistas.

A investigação teve início após vítimas denunciarem separadamente os prejuízos à delegacia. Segundo o delegado Maiquel Fonseca, a mulher utilizava os dados pessoais obtidos pela confiança dos idosos para realizar os golpes, contando com o apoio do filho. Juntos, criaram empresas de fachada para lavar o dinheiro desviado, dando aparência legal aos valores obtidos por meio das fraudes bancárias. Até o momento, dez inquéritos foram instaurados e não há indícios da participação de outros envolvidos.

Os dois foram encaminhados à Penitenciária Estadual de Rio Grande e vão responder por estelionato, furto mediante fraude e falsidade ideológica. As autoridades continuam apurando os casos e não descartam o surgimento de novas vítimas. O caso acende um alerta para a necessidade de maior proteção aos idosos em transações bancárias e no uso de serviços digitais.

Nairana Jung

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo