Fenômeno meteorológico avançou com violência, deixando rastros de destruição e rajadas de 152 km/h; sistema avança para o Sul do Brasil
Violentos temporais atingiram diversas províncias da Argentina e departamentos do Uruguai nas últimas horas, impulsionados pela passagem de uma frente fria. O sistema meteorológico provocou chuva intensa, vendavais destrutivos e a queda de granizo gigante, com pedras do tamanho de uma bola de tênis. As províncias argentinas mais afetadas foram Buenos Aires, Córdoba e Santa Fé, onde os alertas do Serviço Meteorológico Nacional (SMN) se confirmaram com danos expressivos.
Em Olavarría, província de Buenos Aires, a força do vento destruiu completamente estruturas montadas para um evento, obrigando seu cancelamento. Em Loma Negra, árvores caíram sobre um ginásio de basquete. No interior de Córdoba, em Bulnes e na região de Río Cuarto, o granizo foi o protagonista, cobrindo ruas e causando prejuízos, embora sem feridos graves, segundo o prefeito Rubén Máspero. Já no Sul de Santa Fé, em Venado Tuerto, o granizo foi tão intenso que branqueou o solo, e rajadas de vento em setores do Norte de Buenos Aires e Sul de Santa Fé se aproximaram e passaram dos 100 km/h. A capital de Córdoba e vizinhanças registraram volumes extremos de chuva, com acumulados chegando a 120 mm em poucas horas em localidades como Laboulaye.
No Uruguai, o tempo severo se concentrou no começo deste domingo, 5 de outubro, principalmente no Litoral Oeste. Na cidade de Paysandú, uma estação do Instituto Uruguaio de Meteorologia (Inumet) registrou uma impressionante rajada de vento de 152 km/h, causando danos na região do Aeroporto de Chalkling. A mesma frente fria agora avança em direção ao Sul do Brasil, trazendo risco de chuva forte, vendavais e granizo no Rio Grande do Sul, com temporais isolados neste domingo e o avanço do sistema previsto para a segunda-feira.