Frente fria chega com mudanças no tempo e pancadas de chuva no Sul do Brasil, prevê Metsul
Após dias de calor intenso, sistema frontal traz instabilidade, ventos e queda nas temperaturas em parte da região

O avanço de uma nova frente fria pelo Sul do Brasil neste fim de semana está modificando o cenário climático nos três estados da região. O Rio Grande do Sul já começou a sentir os primeiros efeitos da instabilidade, com chuvas e trovoadas no Oeste desde a sexta-feira, prevê a Metsul. Apesar de os volumes registrados em sua maioria terem sido baixos, algumas cidades, como Barra do Quaraí, registraram acumulados superiores a 40 mm. A tendência é de que a instabilidade se intensifique neste sábado, atingindo progressivamente o restante do estado e, no domingo, chegando a Santa Catarina e Paraná, embora de forma mais irregular.
Enquanto as chuvas avançam, muitas áreas ainda enfrentam temperaturas elevadas, especialmente no Norte e no Centro gaúcho, com máximas superando os 30 °C. Em cidades como São Paulo das Missões, Bagé e Jaguarão, os termômetros chegaram a registrar 34 °C na sexta-feira. Já em Porto Alegre e região metropolitana, o calor persistiu com marcas próximas a 32 °C. A nebulosidade tende a aumentar neste sábado, suavizando ligeiramente o calor, mas mantendo a sensação de abafamento em diversas localidades antes da chegada da frente fria.
Apesar da mudança no tempo, não são esperadas grandes quantidades de chuva na maioria das cidades do Sul do país, com acumulados entre 20 mm e 30 mm. O risco de temporais severos também é considerado baixo, embora haja possibilidade de ocorrências isoladas com granizo e vento forte. Além disso, rajadas de vento quente e seco vindas do Norte, associadas a uma corrente de jato em baixos níveis, devem atingir partes do RS, SC e PR, reforçando a sensação de instabilidade atmosférica. No domingo, o tempo começa a melhorar no Oeste e Sul do RS, enquanto o Norte do estado e áreas de SC e PR seguem com céu nublado e chuva fraca até o fim do dia.







