Furacão Melissa trará “situação catastrófica” para a Jamaica

Tempestade de categoria 5, com ventos de mais de 300 km/h, deve ser a pior a atingir a ilha neste século

A especialista em ciclones tropicais Anne-Claire Fontan, da Organização Meteorológica Mundial (OMM), alertou nesta terça-feira, 28 de outubro, que o Furacão Melissa trará uma “situação catastrófica” ao atingir a Jamaica. Classificada como categoria 5 – a mais forte na escala Saffir-Simpson – a tempestade tem rajadas de vento previstas para exceder 300 quilômetros por hora e deve causar devastação generalizada. Fontan afirmou que o Melissa será, com certeza, “a tempestade do século” para a ilha caribenha.

Estão previstas ondas de tempestade de até quatro metros e precipitação que pode ultrapassar 70 centímetros, o que levará a “inundações repentinas e deslizamentos de terra catastróficos”. O Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos espera que a tempestade atinja a Jamaica nesta terça-feira e siga para o leste de Cuba, passando pelas Bahamas e Ilhas Turcas e Caicos até quarta-feira. Devido à intensificação sobre águas quentes do Caribe, a Federação Internacional da Cruz Vermelha estima que 1,5 milhão de pessoas na Jamaica serão diretamente afetadas.

Na segunda-feira, 27 de outubro, o primeiro-ministro Andrew Holness determinou saídas obrigatórias em partes do sul da Jamaica, alertando que “não há infraestrutura na região que possa suportar uma categoria 5”. Mais de 800 abrigos foram montados, e itens essenciais foram pré-posicionados em filiais da Cruz Vermelha para garantir a rápida distribuição de ajuda. O lento movimento do furacão e sua força crescente o caracterizam como uma “situação terrível se desenrolando em câmera lenta”, conforme o meteorologista-chefe da AccuWeather, Jonathan Porter.

Humaniza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo