Gaúcho que morreu na guerra da Ucrânia será velado em Três Coroas

Familiares e amigos prestam as últimas homenagens a Tailon Ernesto Ruppenthal, de 41 anos, conhecido como “Pneu”, nesta sexta-feira, 17 de outubro, em Três Coroas, no Vale do Paranhana. O gaúcho morreu no início do mês de outubro durante a guerra na Ucrânia, vítima de um ataque russo.

O velório está agendado para começar às 7 horas da manhã no Ginásio Municipal, localizado no Centro da cidade. O sepultamento ocorrerá no mesmo dia, às 15 horas, no Cemitério Evangélico do município.

Ruppenthal estava na Ucrânia desde a metade deste ano, trabalhando como operador de drones na cidade de Dnipro. Sua morte ocorreu entre os dias 5 e 6 de outubro, quando foi atingido por uma explosão causada por um drone da Rússia. Ele deixa uma filha adolescente que reside em Três Coroas.

O corpo do veterano chegou ao Brasil no final da noite de quarta-feira, 15 de outubro, sendo transportado por traslado terrestre de São Paulo até o Rio Grande do Sul.

Em seu histórico militar, Ruppenthal integrou a missão de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) no Haiti em 2004, após a queda do presidente Jean-Bertrand Aristide. Ele registrou sua experiência na missão no livro “Um Soldado Brasileiro no Haiti”.

Com informações do Jornal Correio do Povo.

Sair da versão mobile