Governador Eduardo Leite participa do lançamento do South Summit Brazil 2026

Próxima edição aposta na inovação projetada para as necessidades das pessoas e focada em aprimorar o potencial humano

Maior evento de inovação e tecnologia da América Latina, o South Summit Brazil (SSB) anunciou as novidades para a edição de 2026 em cerimônia de lançamento realizada nesta quinta-feira (23/10), no Instituto Caldeira, em Porto Alegre. A solenidade contou com a participação do governador Eduardo Leite, de parceiros e de integrantes da rede de inovação. No evento, foram detalhadas a temática, a estrutura e a programação. A quinta edição do SSB, que é correalizado pelo governo do Estado, ocorrerá de 25 a 27 de março de 2026, no Cais Mauá.

Nos três dias de atividades, a capital dos gaúchos reunirá startups, investidores, empresas e entusiastas da tecnologia para promover conexões, networking e oportunidades de negócios.

O governador Eduardo Leite destacou que a promoção do South Summit Brazil integra uma estratégia voltada a apoiar e estimular o ambiente inovador gaúcho, considerado um pilar para o desenvolvimento econômico e social e para o futuro do Estado.

Leite destacou que o South Summit Brazil integra uma estratégia voltada a apoiar e estimular o ambiente inovador gaúcho – Foto: Maurício Tonetto/Secom

“Hoje demos mais um passo importante na trajetória que consolida o RS como Estado mais inovador do Brasil e uma porta para o mundo. O contrato assinado entre o governo do Estado e o South Summit garante não apenas a realização da edição de 2026, mas também já assegura a de 2027, garantindo continuidade e estabilidade para que esse grande evento siga crescendo e inspirando novas gerações de empreendedores e inovadores”, afirmou Leite.

“O South Summit Brazil é fruto desse espírito de ousadia e de colaboração entre governo, iniciativa privada, universidades e sociedade civil. Ele é a vitrine do nosso ecossistema inovador, mas também a sua consequência: a ‘cereja do bolo’ de uma série de ações estruturantes que vêm transformando o Rio Grande do Sul num polo de talentos, startups e investimentos em tecnologia”, acrescentou o governador.

Com palcos temáticos, competição de startups e foco em áreas como tecnologia, sustentabilidade e economia digital, o SSB destaca o ecossistema local e atrai milhares de participantes do Brasil e do exterior. “Estamos trabalhando intensamente para a quinta edição. Os resultados mostram a potência deste evento, e podemos perceber o seu impacto nas startups e no fortalecimento de todo o ambiente inovador. Essa é uma janela para o mundo e nos conecta com a dinâmica mundial. O que acontece em Porto Alegre é um evento global”, afirmou a titular da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), Simone Stülp.

Leite ressaltou que o evento é fruto da colaboração entre governo, iniciativa privada, universidades e sociedade civil – Foto: Maurício Tonetto/Secom

Potencial humano em foco

O tema desta edição será Human by Design, expressão que, no contexto de tecnologia e negócios, é usada para descrever a criação de tecnologias e produtos que são projetados pensando nas necessidades humanas ou focados em aprimorar o potencial humano.

O presidente do South Summit Brazil, José Renato Hopf, ressaltou que o evento é feito por muitas pessoas e mobiliza os agentes que movem o ecossistema e o empreendedorismo no Estado e no país. “É uma oportunidade para negócios, de conteúdo qualificado aos jovens e, ainda, que aproveita a nossa cidade. São alguns dos elementos que trabalhamos a cada ano para melhorar. Em 2026, como novidade, reforçaremos a presença do agro, da indústria e do setor de saúde, além da interação global”, adiantou.

Estrutura ampliada

Para o próximo ano, espaços serão ampliados e o evento trará melhor conforto térmico para os participantes. A infraestrutura e as áreas de convivência também terão novidades como novos espaços de relacionamento voltados para eventos com parceiros e a duplicação das áreas destinadas a reuniões. Outra mudança que atende à crescente demanda pelo RS Innovation Stage, palco do governo no evento, é a ampliação da capacidade do local, que aumentará em 20% o número de assentos.

Startup Competition

Um dos pilares centrais do South Summit Brazil, a Startup Competition 2026 está com inscrições abertas até 22 de dezembro de 2025. A competição – que na última edição atraiu mais de 2 mil startups de 79 países – oferece a chance de negócios inovadores ganharem visibilidade global, impressionarem investidores e disputarem prêmios em cinco categorias estratégicas.

As candidatas serão avaliadas por um júri qualificado, composto por cerca de 70 líderes do ecossistema, incluindo representantes de aceleradoras, incubadoras, fundos de investimento, grandes empresas e parceiros internacionais do South Summit Global.

O South Summit

Criado na Espanha e estabelecido como a maior feira de inovação do sul da Europa, o South Summit foi trazido ao Rio Grande do Sul pelo governo de Eduardo Leite, em parceria com a prefeitura de Porto Alegre. Antes, o evento não estava presente na América Latina.

Com essa iniciativa, o Estado promove e dá visibilidade aos empreendimentos locais, possibilitando o intercâmbio de conhecimento com grandes cases internacionais, além de estreitar o contato entre empreendedores e investidores. 

Em 2025, o evento recebeu 23 mil participantes de 62 países, mais de 3 mil startups, 800 speakers (sendo 150 estrangeiros), 900 investidores, mil media partners e US$ 215 bilhões sob gestão de fundos de investimentos.

Sair da versão mobile