Governo Leite anuncia concessões de rodovias com pedágio a R$ 0,21 por km e R$ 12 bilhões em investimentos

Projeto inclui duplicações, nova rodovia ERS-010 e sistema de cobrança eletrônica; ERS-118 ficará isenta de pedágio

O governador Eduardo Leite apresentou nesta terça-feira, 28 de outubro, no Centro Administrativo Fernando Ferrari, em Porto Alegre, o projeto de concessão do Bloco 1 de rodovias, abrangendo regiões da Metropolitana, Litoral Norte e Serra, além de anunciar o edital do Bloco 2, que contempla o Vale do Taquari e a Região Norte. Os dois blocos juntos somam mais de R$ 12 bilhões em investimentos para os próximos 30 anos, com a parceria do BNDES na estruturação dos projetos.

No Bloco 1, serão 454 quilômetros concedidos, incluindo importantes trechos como ERS-020, ERS-040, ERS-115, ERS-118, ERS-235, ERS-239, ERS-466 e ERS-474, além da nova ERS-010, que terá 41,4 quilômetros em pista dupla, ligando a BR-290, em Porto Alegre, até Sapiranga, como alternativa à BR-116. O investimento privado previsto é de R$ 6,41 bilhões, com R$ 1,5 bilhão de aporte estadual via Funrigs.

Entre as obras previstas estão 213,7 km de duplicações, 363,4 km de acostamentos, 88,48 km de vias marginais, além de 31 passarelas, socorro 24 horas, monitoramento por câmeras, bases de atendimento e infraestrutura para caminhoneiros. Haverá ainda pontes em cotas mais elevadas, drenagem adaptada e intervenções em áreas de risco para enfrentar eventos climáticos extremos.

O sistema de pedágio será o free flow, com cobrança eletrônica proporcional ao trecho percorrido. O custo por quilômetro será de R$ 0,21 com o aporte estadual. A ERS-118 não terá cobrança de pedágio. O bloco beneficia 27 municípios, que somam 34% da população gaúcha, entre eles Porto Alegre, Canoas, Gravataí, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo.

Já o Bloco 2 terá 409 quilômetros de extensão, com 182 km de duplicações, 71,5 km de terceiras faixas, 745 km de acostamentos e 37 passarelas, abrangendo cidades como Lajeado, Passo Fundo, Erechim e Bento Gonçalves. O investimento estimado é de R$ 6 bilhões, dos quais R$ 1,5 bilhão virão do governo do Estado via Funrigs. O valor do quilômetro foi ajustado de R$ 0,23 para R$ 0,19, e o critério da licitação será o menor valor de tarifa de pedágio.

O edital do Bloco 2 será publicado até a primeira semana de novembro. O leilão está previsto para março de 2026 e a assinatura do contrato para agosto do mesmo ano.

Com a concessão dos dois blocos, as rodovias atualmente sob gestão da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) passarão para a administração dos consórcios vencedores, marcando uma nova etapa na infraestrutura rodoviária do Estado.

As concessões já estão construindo uma nova realidade, há muito esperada, com mais segurança e qualidade nas estradas. É uma solução moderna, sustentável e voltada para o futuro do Rio Grande do Sul”, afirmou o governador Eduardo Leite.

Promedseg

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