Governo Lula divulga nota sobre combate ao tráfico após fala polêmica

Presidente declarou que traficantes são "vítimas dos usuários" em pronunciamento na Indonésia

O Governo Federal, por meio da Secretaria de Comunicação Social (Secom), divulgou uma nota na sexta-feira, 24 de outubro, fazendo um balanço das operações contra o crime organizado após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarar que traficantes de drogas são “vítimas dos usuários também”. A fala foi feita durante um pronunciamento na Indonésia e gerou forte repercussão negativa.

O comunicado oficial do governo afirma que “o governo do Brasil não tolera o tráfico de drogas e atua com rigor e ações de inteligência, obtendo resultados históricos”. A nota destacou recordes nas ações de combate, como a apreensão de cerca de R$ 7 bilhões em bens de criminosos pela Polícia Federal (PF) em 2024 e o confisco de 850 toneladas de drogas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). As operações de combate ao crime organizado quase dobraram em dois anos, passando de 1.875, em 2022, para 3.393, em 2024.

Mais cedo, o presidente Lula já havia se retratado nas redes sociais, afirmando que a frase foi “mal colocada”. Ele reafirmou seu posicionamento “muito claro contra os traficantes e o crime organizado”, mencionando a maior operação da história contra o crime e o encaminhamento da PEC da Segurança Pública ao Congresso Nacional como exemplos das ações de seu governo.

Nairana Jung

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo