O Tribunal do Júri da Comarca de Erechim, no norte do Estado, condenou Matheus Henrique Oliveira da Paixão a 24 anos de reclusão em regime inicial fechado pela morte do médico Gabriel Basso de Moura, de 33 anos. A decisão foi proferida na madrugada desta sexta-feira, 31 de outubro, após julgamento iniciado na manhã de quinta-feira, 30 de outubro, sob presidência do Juiz de Direito Marcos Luís Agostini, da 1ª Vara Criminal.
Matheus foi condenado por homicídio doloso triplamente qualificado, com agravantes de meio cruel, perigo comum e uso de recurso que dificultou a defesa da vítima. A prisão preventiva foi mantida, e o réu não poderá recorrer da sentença em liberdade.
De acordo com a denúncia do Ministério Público, o crime ocorreu na madrugada de domingo, 26 de novembro, na casa de Gabriel, localizada no bairro Atlântico, em Erechim. Na noite anterior, o médico havia participado de um jantar na residência de um colega, acompanhado de Matheus. Após o encontro, ambos seguiram para a casa da vítima, onde, por motivos não esclarecidos, o réu teria ateado fogo no imóvel.
O incêndio teve grandes proporções, e o corpo de Gabriel foi encontrado nos escombros no dia seguinte. A causa da morte foi asfixia por carbonização.







