Indicador inédito revela baixo crescimento e queda nas exportações da indústria do RS

Lançamento na Mercopar 2025 mostrou que o volume de vendas da indústria de transformação cresceu apenas 0,1% no acumulado do ano.

Um novo indicador sobre o desempenho da indústria de transformação do Rio Grande do Sul foi lançado na quinta-feira, 16 de outubro, durante a 34ª Mercopar, em Caxias do Sul. O levantamento, inédito, utiliza notas fiscais eletrônicas como base de dados para analisar o total de vendas do setor e detalhar para onde a produção está sendo destinada: dentro do estado, para outras unidades da federação ou para o exterior.

O material, elaborado pela Secretaria da Fazenda (Sefaz) do Governo do Estado, revelou um cenário de baixo crescimento no acumulado dos nove primeiros meses de 2025 (janeiro a setembro). O volume das vendas da indústria de transformação do RS apresentou uma elevação de apenas 0,1%. Esse desempenho fraco foi determinado, principalmente, pela retração nas vendas para outros estados e nas exportações.

Segundo o economista-chefe do Sistema FIERGS, Giovani Baggio, o setor tem enfrentado grandes desafios. Ele citou a queda de 19% em agosto e de $51\%$ em setembro nas exportações da indústria de transformação para os Estados Unidos, comparado ao ano anterior. O novo indicador é considerado uma ferramenta importante para evidenciar resultados e auxiliar na busca por soluções para o setor. O painel de divulgação ocorreu no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva e integrou a programação da Mercopar.

Vênetto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo