Justiça condena seis homens por organização criminosa e descaminho de bebidas no RS
Grupo atuava na importação e venda ilegal de vinhos argentinos sem o devido pagamento de tributos no Rio Grande do Sul.

A 2ª Vara Federal de Santa Maria (RS) condenou seis homens por organização criminosa e descaminho. Eles integravam um esquema especializado na importação e venda de vinhos trazidos da Argentina sem o pagamento dos tributos devidos. A sentença, proferida pelo juiz Daniel Antoniazzi Freitag, foi publicada na sexta-feira, 17 de outubro.
O inquérito, iniciado em dezembro de 2020, revelou que o grupo possuía uma nítida divisão de tarefas. Dois indivíduos eram responsáveis pela logística de introdução das mercadorias na fronteira, repassando os produtos a outros dois réus, que realizavam o transporte até uma transportadora em Santa Rosa (RS), usada como depósito. O gerente dessa empresa utilizava a estrutura para encaminhar as garrafas de vinho de procedência estrangeira para a venda final.
Um dos réus também foi condenado pelo crime de desobediência por ter fugido de uma ordem de parada policial. O juiz concluiu que os acusados tratavam abertamente das empreitadas criminosas, o que comprovou a materialidade e a autoria dos crimes. As penas de reclusão variaram de quatro a seis anos para os envolvidos, cabendo recurso da decisão ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região.