O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta segunda-feira, 13 de outubro, no Vaticano, com o papa Leão XIV, em um encontro marcado por reflexões sobre fé, justiça social e meio ambiente. Durante a audiência, realizada na Biblioteca do Palácio Apostólico, Lula relatou ter conversado com o pontífice sobre “religião, fé, o Brasil e os imensos desafios que temos que enfrentar no mundo”.
Nas redes sociais, o presidente parabenizou o papa pela Exortação Apostólica Dilexi Te, elogiando a mensagem de que “não podemos separar a fé do amor pelos mais pobres”. Lula destacou que o documento “precisa ser lido e praticado por todos”, e defendeu a criação de um “amplo movimento de indignação contra a desigualdade”.
O chefe do Executivo brasileiro também mencionou sua “relação de extrema proximidade com religiosos brasileiros”, citando dom Paulo Evaristo Arns, dom Hélder Câmara, dom Luciano Mendes de Almeida, Pedro Casaldáliga e dom Jaime Spengler, atual presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Durante o encontro, Lula e Leão XIV trataram ainda de temas ligados à Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). O presidente ressaltou que, em dois anos e meio, o Brasil foi retirado “pela segunda vez do Mapa da Fome”, e destacou o papel do país na Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.
O presidente aproveitou a ocasião para convidar o papa a participar da COP30, que será realizada em novembro, em Belém, no coração da Amazônia. O pontífice, contudo, informou que não poderá comparecer por conta do Jubileu, mas garantiu que o Vaticano será representado no evento.
Lula também mencionou a possibilidade de uma visita futura do papa ao Brasil, ainda sem data definida. “Ficamos muito felizes em saber que sua santidade pretende visitar o Brasil no momento oportuno. Será muito bem recebido, com o carinho, o acolhimento e a fé do povo brasileiro”, afirmou.
Ao encerrar sua mensagem, o presidente lembrou as manifestações de fé do último domingo, durante o Círio de Nazaré e as comemorações do Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, destacando a força espiritual do povo brasileiro.