Maior árvore de erva-mate do Rio Grande do Sul é encontrada em Caseiros

Exemplar vencedor do 2º Concurso Árvores Gigantes tem 2,22 metros de diâmetro e pertence a propriedade de Janice Muliterno Adamy

O Rio Grande do Sul conheceu nesta quarta-feira, 1º de outubro, a maior árvore de erva-mate do estado. O exemplar, localizado na propriedade de Janice Muliterno Adamy, em Caseiros, foi o vencedor do 2º Concurso Árvores Gigantes, com impressionantes 2,22 metros de diâmetro.

A edição de 2025 do concurso contou com 41 inscrições, de 23 municípios gaúchos, com destaque para a região do Alto Taquari, que concentrou o maior número de exemplares. O evento é promovido pela Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio do Laboratório de Manejo da Vida Silvestre (Lamvis), com apoio da Emater, e tem como objetivo identificar árvores que representam resistência genética e potencial para a produção de sementes de qualidade.

Este ano, a espécie escolhida foi a erva-mate, símbolo cultural do Rio Grande do Sul e cultivada em cinco polos ervateiros: Machadinho, Erechim, Palmeira das Missões, Venâncio Aires e Alto Taquari. O concurso contou ainda com o envolvimento de entidades como Ibramate, Sindimate, Secretaria Estadual da Agricultura, Projeto Charão/AMA, Associações de Produtores de Erva-mate, Cotrijal, Coprel e ICMBio-Floresta Nacional de Passo Fundo.

Além de destacar a biodiversidade e a cultura ervateira, a iniciativa valoriza proprietários que preservam verdadeiros monumentos verdes. Para o professor Jaime Martinez, coordenador do Lamvis, “essa é uma planta especial, que deve ser propagada e estudada para a produção de mudas no futuro, devido à sua capacidade de adaptação”.

A proprietária vencedora, Janice, relatou surpresa ao descobrir a árvore na propriedade. “Fico feliz em saber que estamos colaborando com a preservação da erva-mate, que é um símbolo do Rio Grande do Sul”, disse. Segundo ela, a árvore provavelmente foi plantada há muitas décadas pela família, em uma área de difícil acesso.

O concurso, além de premiar árvores gigantes, reforça o compromisso do estado com a preservação ambiental, a cultura e a produção sustentável da erva-mate.

Informações e foto UPF.

Sair da versão mobile