Massa de ar frio tardia atinge sul e sudeste e pode provocar geada, alerta Metsul

Uma massa de ar frio intensa e tardia deve alcançar grande parte do Brasil a partir deste fim de semana, provocando queda acentuada nas temperaturas e formação de geada em áreas do Sul e do Sudeste. O fenômeno ocorre mais de 45 dias após o início da primavera climatológica, trazendo novamente um cenário típico de inverno. De acordo com a MetSul Meteorologia, a frente fria avança primeiro pelo Sul, seguida por ventos fortes que podem superar os 70 km/h em algumas regiões, alcançando ainda o Centro-Oeste e o Sudeste até o início da próxima semana.

As madrugadas de domingo e segunda-feira serão especialmente frias, com mínimas abaixo de 10°C em grande parte do Sul e valores próximos ou até negativos em áreas serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Em Porto Alegre, as temperaturas devem ficar entre 11°C e 13°C, enquanto em Curitiba e São Paulo, a presença de nebulosidade e garoa deve limitar a queda mais acentuada, mas ainda assim com marcas entre 8°C e 10°C. A tendência é que o frio perca força gradualmente entre quarta e quinta-feira, embora o amanhecer siga gelado nos pontos mais altos da região.

No Sudeste, o ar frio também será sentido de forma intensa, especialmente em áreas de altitude, como na Serra da Mantiqueira, onde há previsão de geada em cidades como Maria da Fé, Delfim Moreira e Campos do Jordão. As madrugadas da próxima semana devem ser frias, com valores inferiores a 5°C no Sul de Minas e mínimas ao redor de 8°C na capital paulista. Com a atmosfera seca e pouca nebulosidade, as condições serão favoráveis para geada em várias madrugadas seguidas, reforçando a influência dessa massa de ar polar fora de época que marca o meio de outubro com características invernais.

Regina Coeli

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo