MPRS denuncia homem por ameaças a autoridades e discurso de ódio contra grupos sociais
Denúncia foi apresentada nesta terça-feira pelo promotor Rafael Wobeto Pinter; acusado enviava mensagens intimidatórias e preconceituosas

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) apresentou denúncia à Justiça, nesta terça-feira, 21 de outubro, por meio do promotor de Justiça Rafael Wobeto Pinter, contra um homem acusado de ameaçar autoridades do Estado e de incitar o preconceito contra a coletividade LGBTQIA+ e religiões de matriz africana.
Segundo o MPRS, o denunciado enviou diversas mensagens ofensivas e intimidadoras por meio de aplicativo de mensagens, direcionadas a um magistrado responsável por processos em que ele é parte. Os conteúdos continham ameaças de retaliação, tentativas de coação para obtenção de decisões judiciais favoráveis e ataques à dignidade de grupos sociais.
As vítimas incluem autoridades do Sistema de Justiça e servidores públicos estaduais. O homem foi preso em setembro durante operação conjunta do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do MPRS, com apoio do 1º Batalhão de Polícia de Choque da Brigada Militar (BM).