Nova carteira de identidade já pode ser emitida gratuitamente em todo o Brasil
Versão física e digital usa o CPF como único número e substitui gradualmente o antigo RG

A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) já está disponível em todo o país e vem para unificar os dados civis dos brasileiros. Agora, o número do CPF passa a ser o único identificador no documento, o que deve facilitar o acesso a serviços públicos como o SUS e a comprovação de identidade em geral. A nova carteira pode ser emitida gratuitamente na versão em papel, e também conta com versões digital e em cartão de policarbonato, sendo que esta última pode ter custo dependendo do estado.
Quem ainda possui o antigo RG não precisa se preocupar com pressa: ele continua válido até 2032, conforme previsto no Decreto nº 10.977/2022. Isso dá tempo para todos se adaptarem ao novo modelo, que vem sendo implementado desde 2022. Mais de 30 mil brasileiros já adotaram a nova CIN, que também pode ser acessada pelo aplicativo Gov.br, por meio de um QR Code que garante praticidade e segurança.
Para emitir o novo documento, basta agendar atendimento em um posto autorizado, como os Institutos de Identificação estaduais. É necessário apresentar certidão de nascimento ou casamento, além de outros documentos que o cidadão deseje incluir, como a CNH. No Rio Grande do Sul, por exemplo, o agendamento pode ser feito diretamente pelo site do governo estadual. A digitalização e unificação dos registros civis representa um passo importante para modernizar a identificação no Brasil.







