Polícia Civil deflagra operação contra apologia ao nazismo e agressão no Rio Grande do Sul

Ofensiva cumpriu mandados de busca e apreensão em três cidades e resultou na apreensão de um adolescente em flagrante por porte de símbolos nazistas.

A Polícia Civil deflagrou na manhã desta terça-feira, 30 de setembro, a Operação Magna Lux em três cidades do Rio Grande do Sul: Porto Alegre, Canoas e São Leopoldo. A ação, coordenada pelo delegado Vinícius Nahan, da Delegacia de Polícia de Combate à Intolerância de Porto Alegre (DPCI/DPGV), cumpriu três mandados de busca e apreensão contra três indivíduos com idades entre 14 e 20 anos.

Durante a ofensiva, um adolescente de 14 anos foi apreendido em flagrante por apologia ao nazismo, após serem encontrados símbolos nazistas em sua posse. Além disso, um dos suspeitos que era alvo de uma das medidas cautelares já se encontrava preso desde quinta-feira, 21 de agosto, pelos crimes de apologia ao nazismo e armazenamento de pornografia infantil.

Entenda o Caso

A operação é resultado da investigação de duas ocorrências registradas na DPCI. O caso principal, que motivou as buscas, refere-se a um incidente ocorrido em sexta-feira, 21 de março. Na ocasião, uma vítima, que se identifica como punk, estava com amigos quando foi abordada por um grupo de neonazistas, identificados como skinheads.

A vítima foi agarrada pelo pescoço e sofreu uma tentativa de agressão. O grupo alegou que ela teria assediado uma jovem conhecida deles. Após o ocorrido, a vítima passou a receber ameaças por meio de diversos perfis em redes sociais.

Os suspeitos foram identificados posteriormente, levando a autoridade policial a solicitar ao Judiciário os mandados de busca e apreensão para a coleta de mais provas que auxiliem no esclarecimento dos fatos. As investigações relativas aos envolvidos e aos crimes continuam em andamento.

Sair da versão mobile