Polícia Federal e Polícia Civil desarticulam organização criminosa de tráfico internacional e lavagem de dinheiro em Passo Fundo

Operação Área 51 cumpre 16 mandados de prisão e 41 de busca e apreensão em quatro cidades do Sul do país

A Polícia Federal, em ação conjunta com a Polícia Civil e com apoio da Brigada Militar, deflagrou na manhã desta sexta-feira, 24 de outubro, a Operação Área 51, que investiga uma organização criminosa sediada em Passo Fundo (RS), envolvida em tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro.

A operação mobilizou 69 medidas judiciais expedidas pela Justiça Federal, incluindo 23 mandados de busca e apreensão, sete de prisão preventiva, nove de prisão temporária e o bloqueio de contas bancárias de 30 pessoas físicas e jurídicas. Além disso, a Justiça Estadual expediu 18 mandados de busca e apreensão, cumpridos nas cidades de Passo Fundo (RS), Lajeado (RS), Balneário Gaivotas (SC) e Cascavel (PR).

Durante a ação, a Justiça Federal também determinou a interdição de três empreendimentos construídos em área federal, utilizados pelo grupo para lavagem de dinheiro proveniente do tráfico. Os imóveis serão retomados pela União.

A investigação teve início em 2023, após a apreensão de 100 quilos de drogas em uma operação no posto fiscal de Goio-Em, em Nonoai (RS). A carga, transportada de Cascavel (PR) e destinada a Passo Fundo (RS), estava acompanhada de nota fiscal adulterada. Ainda no mesmo ano, outra ação resultou na apreensão de 83 quilos de cocaína ligados ao mesmo grupo criminoso.

De acordo com a Polícia Federal, o esquema era comandado por um homem recolhido no Presídio Regional de Passo Fundo, responsável pela aquisição de drogas na fronteira e pela distribuição na região. O grupo também teria invadido uma área federal em Passo Fundo, onde construiu três empreendimentos comerciais utilizados para lavagem e ocultação dos lucros ilícitos.

Os investigados responderão pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro.

Sair da versão mobile