A Polícia Rodoviária Federal (PRF) firmou um Acordo de Cooperação Técnica com a Secretaria Estadual da Saúde e a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com o objetivo de reduzir a sinistralidade nas rodovias federais do Rio Grande do Sul.
Com duração de 60 meses, o acordo tem como foco principal a promoção da saúde dos motoristas profissionais, por meio de um diagnóstico detalhado que identifica fatores de risco como doenças crônicas, distúrbios do sono e uso de substâncias psicoativas — condições frequentemente relacionadas a acidentes de trânsito.
Desde novembro de 2023, o projeto já realizou quase 500 atendimentos em comandos de saúde, oferecendo testagem, vacinação e coleta de material para análise. Em Bento Gonçalves, 80 motoristas de caminhão foram atendidos, reforçando o alcance da ação em diferentes regiões do Estado.
A iniciativa pretende transformar os dados coletados em políticas públicas eficazes, fortalecendo a segurança viária e contribuindo para estradas mais seguras e com menos acidentes em todo o Rio Grande do Sul.