Primeiro menino brasileiro com CAR-T-Cell completa 1 ano de remissão do câncer

Lorenzzo, de 10 anos, morador do Espírito Santo, foi o pioneiro no tratamento pediátrico experimental com a terapia inovadora contra a leucemia linfocítica aguda (LLA).

O menino Lorenzzo, de 10 anos, morador da zona rural de Vila Valério, no Espírito Santo, acaba de completar um ano livre do câncer. Ele foi o primeiro paciente pediátrico brasileiro a receber o tratamento com a terapia celular CAR-T-Cell, uma técnica inovadora que modifica células de defesa do próprio paciente (linfócitos T) para reconhecer e destruir as células cancerígenas. O diagnóstico de leucemia linfocítica aguda (LLA) surgiu em 2019 e, após anos de quimioterapias intensas e dois transplantes de medula óssea, a doença retornou em 2023, indicando a necessidade do tratamento experimental em São Paulo.

A terapia CAR-T-Cell utiliza células do paciente, coletadas e geneticamente modificadas em laboratório. Lorenzzo participou de um estudo clínico conduzido pelo Hospital Israelita Albert Einstein em parceria com o Ministério da Saúde (Proadi-SUS). O menino respondeu bem à terapia, tendo recuperação completa após a aplicação, que exigiu alguns dias na UTI. Com a confirmação da remissão do câncer, Lorenzzo pôde retomar atividades como estudar, brincar e refazer as vacinas, voltando a ter uma rotina próxima da infância que foi interrompida pelo diagnóstico.

O menino havia sentido fortes dores e tido dificuldades para andar em 2019, o que levou ao diagnóstico de LLA no Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória, em Vitória. A volta da leucemia em 2023, após o transplante de medula, fez com que seu caso se encaixasse no estudo clínico. A equipe médica confirmou recentemente a remissão da doença, e o acompanhamento de rotina de Lorenzzo segue mensalmente.

Com informações de Só Notícia Boa.

Zechin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo