Programa de Reconhecimento da Educação Gaúcha é aprovado pela Assembleia Legislativa

Iniciativa do governador Eduardo Leite valoriza professores e qualifica Rede Estadual de ensino

O Programa de Reconhecimento da Educação Gaúcha, projeto de lei (PL) do governo do Estado para reconhecer o empenho de professores, gestores e estudantes da Rede Estadual, foi aprovado pelo plenário da Assembleia Legislativa na tarde desta terça-feira (14/10). O PL 347/2025 recebeu 35 votos favoráveis contra 12.

A iniciativa objetiva a obtenção de resultados concretos de melhorias dos indicadores educacionais e prevê benefícios condicionados ao cumprimento de metas anuais de qualidade, e de frequência de estudantes em sala de aula, em especial as medidas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Entre as finalidades do programa, estão a promoção e a valorização da prática pedagógica, o fortalecimento do compromisso com os resultados e a indução de melhorias na gestão escolar.

“É um projeto que valoriza professores, visa a qualificação da educação e incentiva o estudante a superar desafios”, disse o secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos.

A bonificação, calculada de forma proporcional à carga horária e vinculada ao alcance de metas previamente definidas, se configura como instrumento de estímulo ao engajamento e à corresponsabilidade no processo educacional. O programa reforça a importância da dedicação e da assiduidade, consolidando uma cultura de responsabilidade e comprometimento com a aprendizagem.

Benefícios para profissionais da educação

Benefícios para estudantes

Com a finalidade de valorizar os profissionais da área e melhorar a qualidade do ensino e dos indicadores de frequência e proficiência da Rede Estadual, o governador Eduardo Leite anunciou o programa em evento para 1.100 gestores das escolas da Rede Estadual de Ensino em 13 de agosto. O projeto foi protocolado na Assembleia em 11 de setembro, em regime de urgência.

Sair da versão mobile