Rio Grande do Sul pode ter safra recorde de grãos com projeção de 40,9 milhões de toneladas

Estimativa da Conab para o ciclo 2025/26 representa crescimento de 13,7% em relação à safra anterior e destaca a recuperação da soja.

O Rio Grande do Sul tem a projeção de alcançar uma safra recorde de grãos no ano agrícola 2025/26, desde que as condições climáticas se mantenham favoráveis. A primeira estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgada na terça-feira, 14 de outubro, indica uma produção de 40,9 milhões de toneladas, o maior volume já registrado no estado desde 1976/77. Este montante representa um crescimento de 13,7% em relação à safra anterior e equivale a 11,5% da produção nacional. Caso a projeção se confirme, o Rio Grande do Sul se posicionará como o terceiro maior produtor de grãos do País, ficando atrás de Mato Grosso e Paraná.

O destaque da estimativa é o crescimento da soja, com a produção do grão no estado projetada em 22,4 milhões de toneladas, um aumento de 34,9% em comparação com a safra anterior. A área plantada total no Rio Grande do Sul deve ser a segunda maior do País, com 10,7 milhões de hectares e crescimento de 1,5%. O presidente da Conab, Edegar Pretto, destacou que a nova projeção é positiva e oferece uma boa perspectiva de recuperação da soja, que foi fortemente prejudicada na temporada passada. O desempenho final, no entanto, dependerá da estabilidade do clima nos próximos meses.

Top Lanches

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo