Técnicos de enfermagem são investigados por abuso sexual durante falso exame em hospital de Porto Alegre

Dois profissionais foram desligados após paciente denunciar procedimento fora do protocolo; Polícia Civil apura o caso como violação sexual mediante fraude
Dois técnicos de enfermagem estão sendo investigados pela Polícia Civil por suspeita de crime sexual contra uma paciente internada em um hospital de Porto Alegre. O caso ocorreu em julho, quando uma mulher de 40 anos, em recuperação de uma cirurgia, relatou ter sido submetida a um falso “exame” que não fazia parte do protocolo médico, as informações são de GZH.
A Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) conduz o inquérito, que investiga a possível violação sexual mediante fraude. De acordo com as apurações, um dos profissionais teria simulado um exame de toque íntimo e ainda apalpado a barriga e os seios da vítima. O suspeito não fazia parte da equipe do setor onde a paciente estava e teria contado com o auxílio de um colega para entrar no quarto, utilizando inclusive um estetoscópio emprestado.
Ambos os técnicos foram desligados do hospital e denunciados ao Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), que poderá aplicar sanções que vão de advertência até a cassação do registro profissional.
Segundo informações da imprensa, em depoimento, o técnico acusado de realizar os atos negou as acusações, enquanto o outro afirmou ter apenas emprestado o instrumento. A delegada responsável pelo caso, Thaís Dias Dequech, destacou que o suposto procedimento só poderia ser realizado por um médico e classificou a ação como fraudulenta.
O inquérito deve ser concluído nos próximos dias, e a instituição hospitalar optou por não se manifestar sobre o caso até o momento.






