Tempestades violentas atingem a Argentina e frente fria avança rumo ao Sul do Brasil

Uma frente fria de forte intensidade causou grandes estragos em diversas regiões da Argentina, especialmente nas províncias de Córdoba e Buenos Aires, entre a tarde de quinta-feira e a madrugada desta sexta (24). As tempestades vieram acompanhadas de granizo do tamanho de bolas de tênis, ventos que superaram os 90 km/h e chuvas torrenciais em curto espaço de tempo. Houve queda de árvores, destelhamentos, danos em lavouras e interrupções no fornecimento de energia elétrica. Em Junín, o prefeito decretou situação de emergência, e três famílias precisaram de assistência, as informações são da Metsul.

A situação mais crítica ocorreu no centro da Argentina, onde o Serviço Meteorológico Nacional (SMN) emitiu alertas laranja e amarelo para 13 províncias, incluindo Córdoba, Santa Fe, Entre Ríos e Santiago del Estero. Em algumas regiões, a previsão indica acumulados de chuva de até 100 mm, além de rajadas intensas de vento e possibilidade de novos episódios de granizo. Já no Sul do país, na Patagônia, o alerta se estende para chuvas, neve e temperaturas negativas, com mínimas que podem chegar a -6°C, impulsionadas pela entrada de ar polar.

No Brasil, os reflexos dessa frente fria devem ser sentidos principalmente no Rio Grande do Sul a partir do sábado. Embora o dia comece com sol e nuvens, a instabilidade se espalha ao longo do fim de semana, trazendo chuvas e risco de temporais isolados, especialmente no Oeste e Sul do estado. Rajadas de vento fortes e episódios pontuais de granizo não estão descartados, embora as tempestades não devam atingir a mesma severidade das registradas em território argentino. As regiões mais ao Norte e Nordeste gaúcho só devem receber a chuva no domingo.

Sair da versão mobile