Trump confirma encontro com Lula e redução de tarifas sobre o Brasil

Presidente americano sinaliza provável reunião com o brasileiro durante Cúpula da Asean e condiciona corte de tarifas às “circunstâncias corretas”.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou no sábado, 25 de outubro, que um encontro com o presidente Lula é “provável” de acontecer na Malásia. A declaração foi feita a bordo do avião presidencial Air Force One, enquanto o líder norte-americano se dirigia para a Cúpula da Asean (Associação das Nações do Sudeste Asiático), evento do qual Lula também participa. O encontro bilateral é esperado para ocorrer no domingo, 26 de outubro.
Além de confirmar a reunião, Trump sinalizou a possibilidade de reduzir as tarifas impostas sobre o Brasil, afirmando que a medida pode ocorrer nas “circunstâncias corretas”. Lula desembarcou na Malásia na sexta-feira, 24 de outubro, e já havia manifestado estar disposto a discutir uma ampla gama de temas com o homólogo americano, caso o encontro se concretizasse.
Entre os assuntos que o presidente brasileiro pretende abordar estão as tarifas sobre as exportações brasileiras e as tensões geopolíticas envolvendo a Venezuela. A possível redução de tarifas depende, segundo Trump, da avaliação das condições ideais para a mudança na política comercial.





