Rajadas intensas causaram danos, cortes de energia e ferimentos em Santa Catarina e São Paulo neste sábado
Fortes rajadas de vento de até 100 km/h atingiram neste sábado, 18 de outubro, diversas regiões do Sul e Sudeste do Brasil, provocando queda de árvores, destelhamentos, cortes de energia e ferimentos. Em Santa Catarina, cerca de 37 mil unidades consumidoras ficaram sem luz, principalmente na Grande Florianópolis, onde postes e fios foram derrubados pela queda de árvores e objetos arremessados. A Celesc mobilizou 24 equipes para restabelecer o fornecimento. Em eventos ao ar livre, como a Copa FairPlay, o vento arrancou tendas e causou correria entre participantes.
No interior de São Paulo, o cenário também foi de destruição. Em Ribeirão Preto, uma rajada de 84 km/h derrubou parte da cobertura da Arena Beach Ribeirão, durante o torneio internacional de beach tênis Sand Series, deixando oito feridos, um deles em estado grave. Em Matão, o vento arrancou o telhado de uma unidade de saúde, enquanto em Sertãozinho e Monte Aprazível houve quedas de postes e desabamento de estruturas, levando ao cancelamento de eventos e interdições preventivas.
Segundo medições da Epagri-Ciram e do Inmet, as rajadas chegaram a 100 km/h em Urupema (SC) e 84 km/h em Pradópolis (SP). A MetSul Meteorologia explicou que o fenômeno foi causado pela atuação de uma baixa pressão na costa sul e pelo avanço de uma frente fria sobre o Sudeste, condições que favorecem ventos intensos e tempestades severas nesta época do ano. A empresa alerta para a possibilidade de novos episódios de vento forte nos próximos dias, especialmente entre o litoral do Sul e o Sudeste do país.